Ybakatu traz a Curitiba a artista portuguesa Cristina Ataide, com a mostra "Na Palma da Mão"

 

A artista, que vive e trabalha em Lisboa, abre exposição individual na galeria, no próximo dia 19 de maio, às 19h 

Curitiba, 5/4/16 - A galeria Ybakatu, de Curitiba, recebe a partir do dia 19 de maio a mostra "Na Palma da Mão". Trata-se de exposição individual da artista portuguesa Cristina Ataide, que traz desenhos e esculturas inspirados nas montanhas. Em 2012, partindo de Curitiba, Cristina Ataíde percorreu uma parte da Serra do Mar e sua densa Mata Atlântica. Da difícil subida, da paisagem inebriante, da energia envolvente, forte e revigorante e de outras viagens feitas pelo mundo nasceu a exposição "Na Palma Da Mão".

"Cristina Ataíde é um destes autores que vêem na montanha algo que transcende do espaço físico ao símbolo e de metáfora, sendo também um mistério em si", escreveu o renomado curador de arte Paulo Reis, que até a sua morte, no ano de 2011, em Lisboa, manteve estreita relação com artistas brasileiros, espanhóis e portugueses. “A montanha seduz-nos e mete-nos medo por se manter como um mistério insondável, nascida da vontade derrisória da natureza, ao emergir das profundezas da terra em direção ao céu”, registrou ele no texto A Montanha Mágica de Cristina Ataíde.

Os desenhos meticulosos apresentados por Cristina revelam tanto os cumes bem delineados da montanha quanto suas encostas, quase abstratas, por onde se faz a caminhada. Por sua vez, as esculturas jogam com a problemática da escala. Por meio delas é possível, até, ter o mundo nas mãos. 

Sobre a artista: Cristina Ataíde nasceu em Viseu (Portugal), em 1951. Vive e trabalha em Lisboa. É licenciada em Escultura pela ESBAL, em Lisboa, e frequentou o Curso de Design de Equipamento da mesma escola. Foi diretora de produção de Escultura e Design da Madein, de 1987 a 1996, onde trabalhou com vários artistas, como Anish Kapoor, Michelangelo Pistolleto, Keit Sonnier e Sergio Camargo. Para mais informações, acesse www.cristinataide.com.

Sobre a Ybakatu: A Galeria Ybakatu Espaço de Arte atua há 20 anos no cenário de artes visuais. Realiza mostras individuais e coletivas, participa de feiras de arte e representa artistas brasileiros e internacionais. É associada à ABACT (Associação Brasileira de Arte Contemporânea). Entre os artistas da galeria estão Alex Flemming, Brandon LaBelle, C.L. Salvaro, Cláudio Alvarez, Cristina Ataide, Debora Santiago, Fernanda Magalhães, Fernando Augusto, Fernando Cardoso, Fernando Ribeiro, Francisco Olivares Díaz, Glauco Menta, Hugo Mendes, Isaque Pinheiro, João Loureiro, Leila Pugnaloni, Ligia Borba, Marcelo Scalzo, Marcus André, Marta Neves, Ricardo E. Machado, Rogério Ghomes , Sebastiaan Bremer, Sonia Navarro, Tatiana Stropp, Yiftah Peled e Washington Silvera.

  • Serviço

  • Registros da exposição

SERVIÇO

Galeria Ybakatu

Rua Francisco Rocha, 62 Lj. 06 Batel - Curitiba/PR

Tel: +55 41 32644752 | Skype: Ybakatu

www.ybakatu.com | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Visitação de segunda a sexta, das 10h às 12h30 e das 13h30 às 17h.

Entrada franca.

Período da exposição: 20 de maio a 30 de junho de 2016.

Coquetel de abertura: 19 de maio, às 19h.

Na Palma da Mão – Exposição individual de Cristina Ataíde – Galeria Ybakatu

DSC_3655aweb

Em 2012, partindo de Curitiba, percorri um pouco da Serra do Mar com a sua densa Mata Atlântica. A ascensão foi difícil, a paisagem inebriante, a energia envolvente, forte e revigorante. Dessa viagem e de outras feitas pelo mundo, nasceu esta exposição, NA PALMA DA MÃO, em que a montanha está presente quer em desenhos ou em pequenas esculturas.

Os desenhos minuciosos, revelam tanto os cumes bem delineados da montanha ou simplesmente as suas encostas, quase abstratas, por onde podemos fazer a nossa caminhada. As esculturas em bronze ou em alumínio, jogam com a problemática da escala e podemos, talvez, conter o mundo nas nossas mãos.

Cristina Ataíde, maio 2016.

Veja mais registros da exposição no site Olhar Comum.