Fernando Cardoso e Marta Neves – Ybakatu Galeria de Arte

 

Ybakatu Espaço de Arte abre simultaneamente duas individuais, de Marta Neves e de Fernando Cardoso os dois artistas são mineiros e vivem em Belo Horizonte.

 

As aberturas marcam também a participação no Circuito de Galerias da Bienal Internacional de Curitiba, que tem início no dia 03 de outubro.

Abertura: 02 de outubro, das 18H às 21H.

Período de exposição: 05 a 30 de outubro de 2015.

Os dois artistas já fizeram outras exposições individuais na Ybakatu, Fernando em 2001 e Marta em 2003/04. A artista Marta Neves participou da última edição da Bienal Internacional de São Paulo, intitulado Não Ideia.

Para esta exposição, Marta selecionou obras das séries Cenas para uma vida melhor, que apresenta cenas bordadas com missangas e lantejoulas e Meritocracia do Pano de Prato, panos de prato pintados à mão e emoldurados.

Já Fernando opta por exibir desenhos em aquarela e fotomontagens, o artista usa o desenho como principal meio para sua elaboração artística. Seus desenhos são histórias que giram em torno da obsessão por seu múltiplo. Na maioria são realizados em nanquim sobre papel, onde o traço é preciosamente elaborado. São cenas oníricas e delicadas, mas que utilizam símbolos e jogos de sedução, tornando o trabalho inquietante.

“Seguem aí alguns trabalhos da série Cenas para uma Vida Melhor, que desenvolvo há anos, com a técnica do bordado, onde mesclo, com ironia "gauche", sensacionalismo, beleza e mau gosto, comentando nossa incapacidade de convívio com a própria sede de poder, nossa intolerância ao diferente ou nossas grandes e pequenas violências cotidianas. Isso também aparece na outra série, “Meritocracia do Pano de Prato”, que dá conta de misérias e baixezas cotidianas, tratadas docemente com imagens de cavalinhos, ursinhos, flores e todo um mundo de delícias que as donas de casa, as artesãs bem dedicadas aplicam a panos de prato. Sempre atrelada à alegria – que é a prova dos nove, mais uma vez afirmo meu abuso do mau gosto como território onde, a despeito dos coxinhas ou dos bolivarianos,  todos nos irmanamos, no demasiado humano desejo de sermos amados.” (Marta Neves).

“São cenas, objetos e imagens com que me identifico representadas através do desenho ou da fotografia, montadas com a maior liberdade possível e talvez, pela primeira vez, feitas com um prazer absoluto em relação ao trabalho, sem preocupação com o que o espectador vai pensar, sem qualquer intenção de agradar a um número grande de pessoas do público e com um caráter intimista e totalmente desinibido.” (Fernando Cardoso).

  • Fernando Cardoso

  • Marta Neves

  • Registro da Exposição

Fernando Cardoso  (Belo Horizonte, 1970).

É Bacharel em Desenho - Escola de Belas Artes da UFMG, Belo Hte./MG.

PRÊMIOS
1997 - Prêmio Aquisição no 25° Salão de Arte de Belo Horizonte, Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, MG
1996 - Menção Honrosa no Salão de Artes de Vespasiano, Vespasiano, MG
1996 - Prêmio Aquisição no V Salão de Arte de Itabira, Itabira, MG
COLEÇÕES
Coleção Gilberto Chateaubriand / Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, RJ
João Marcos Mendes de Souza, Rio de Janeiro, RJ
Coleção Nelson e Flávia Eizirik, Rio de Janeiro, RJ
Coleção Julia Eizirik, Rio de Janeiro, RJ
Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, Itabira, MG
Fundação de Sanson Flexor, São Paulo, SP
Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, MG
Circular - Arte Hoje

Marta Neves  (Belo Horizonte, 1964)

Formada em Desenho e Cinema de Animação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Obteve o título de mestre em Artes Plásticas pela mesma instituição.

RESIDÊNCIAS ARTISTICAS

2005 - Collectif 12 – Mantes-la-Jolie, França;
2002 - Programa de residência de artistas contemporâneos “Faxinal das Artes” – Faxinal    do Céu, Paraná.

COLEÇÕES

Gilberto Chateaubriand, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro;
Centro Cultural Arthur Bispo do Rosário, Rio de Janeiro

Fernando Cardoso e Marta Neves – Ybakatu Galeria de Arte

Fernando Cardoso e Marta Neves – Ybakatu Galeria de Arte

A Ybakatu Galeria de Arte abriu simultaneamente duas exposições individuais neste mês de outubro, de Marta Neves e de Fernando Cardoso. Os dois artistas são mineiros e vivem em Belo Horizonte. As aberturas marcam também a participação da Ybakatu no Circuito de Galerias da Bienal Internacional de Curitiba.

Os dois artistas já fizeram outras exposições individuais na Ybakatu, Fernando em 2001 e Marta em 2003/04. A artista Marta Neves participou da última edição da Bienal Internacional de São Paulo, com o trabalho intitulado Não Ideia.

Para esta exposição, Marta selecionou obras das séries Cenas para uma vida melhor, que apresenta cenas bordadas com missangas e lantejoulas, e Meritocracia do Pano de Prato, panos de prato pintados à mão e emoldurados.

Já Fernando opta por exibir desenhos em aquarela e fotomontagens, o artista usa o desenho como principal meio para sua elaboração artística. Seus desenhos são histórias que giram em torno da obsessão por seu múltiplo. Na maioria são realizados em nanquim sobre papel, onde o traço é preciosamente elaborado. São cenas oníricas e delicadas, mas que utilizam símbolos e jogos de sedução, tornando o trabalho inquietante.

Veja os registros da exposição no site Olhar Comum. 

 

Ybakatu – Espaço de Arte

Rua Francisco Rocha, 62 Lj. 06 Batel – Curitiba – PR

Tel: +55 41 32644752 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | www.ybakatu.com

Skype: Ybakatu

Visitação de segunda a sexta, das 10h às 17h | Entrada franca.